Com investimento de US$ 240 milhões ADM inaugura terceira fábrica em MS

Em três anos e meio Estado teve R$ 28 bilhões em investimentos diretos

Uma das maiores tradings de produtos agrícolas do mundo, a americana ADM, que forma com Bunge, Cargill e Dreyfus o grupo conhecido como “ABCD”, deu na semana passada, em Campo Grande (MS), mais um passo de uma guinada que tem por objetivo ampliar o peso de produtos de maior valor agregado em seus negócios.

Após quatro anos de trabalhos e investimentos de US$ 240 milhões, a companhia inaugura na capital sul-mato-grossense sua terceira fábrica de proteínas de soja, a primeira do gênero no Hemisfério Sul.

Com capacidade para 50 mil toneladas por ano, a planta aumentará em 30% sua oferta total desses ingredientes.

Com a produção adicional, a ADM vai se consolidar como a segunda maior fabricante de proteínas de soja do mundo, atrás da DuPont.

E com a planta próxima a importantes polos de grãos do Brasil, espera estreitar as relações com grandes múltis de alimentos já atendidas por suas unidades nos EUA e na Europa para ganhar terreno na área no país e na América Latina.

“Mesmo em momentos difíceis, o Brasil tem um mercado muito grande”, disse Domingo Lastra, presidente da ADM América do Sul. “A nova fábrica é mais uma prova de que estamos cada vez mais nos consolidando como uma companhia de alimentos e bebidas, mesmo que o nosso papel seja – e sempre será – de fornecedora de ingredientes para as empresas de setor”, afirmou ele.

Você ficou sabendo em primeira mão pelo BVMI quando esteve no país para o lançamento da pedra fundamental da fábrica sul-mato-grossense – localizada em um complexo onde a ADM já processa soja em grão e refina e envasa óleo de soja -, Juan Luciano, CEO da companhia, ele foi claro em relação à opção por Campo Grande.

“A demanda global por proteínas deverá aumentar 6% ao ano até 2020, puxada pelo crescimento da classe média em países emergentes como o Brasil”.

No primeiro trimestre de 2018, o lucro líquido da companhia alcançou US$ 393 milhões, 16% mais que no mesmo período do ano passado. “Estamos colhendo os benefícios das ações estratégicas dos últimos anos”, comemorou Juan Luciano. Agora em Campo Grande, o executivo dará mais força à sua aposta.

O especialista em vendas industriais Licio Melo afirma que aplicar Business Intelligence na gestão comercial da indústria com pró-atividade é o caminho para o sucesso.

De acordo com Licio Melo, especialista em vendas industriais, o projeto da ADM em Campo Grande vai gerar novos empregos e oportunidades, acelerando ainda mais a economia de Mato Grosso do Sul atraindo novos investimentos e outras indústrias ao Estado.

O foco da multinacional é a geração direta da proteína texturizada, que antes era importada do mercado norte-americano e agora é gerada em solo brasileiro.

Licio confirma que a cadeia de fornecedores para todo o projeto teve a participação direta de vários clientes industriais atendidos por sua empresa, a CityCorp Gestão em Vendas Industriais, e segundo ele, trabalhar com inteligência de mercado, utilizando a técnica do “following the money” aumenta a probabilidade de sucesso.

Ele afirma que gestão comercial na indústria sem expertise, treinamento e um workflow adequado não gera mais resultados.

O especialista finaliza dizendo que hoje o MS possui uma das melhores políticas de incentivo fiscal do País e que é seguida atualmente por vários outros estados. A região vem sendo alvo de diversos investimentos diretos vindos do exterior. Apenas em Dourados o estado possui a planta da Coamo, a companhia Seara vem aplicando e ampliando sua cadeia de fornecedores industriais de suínos e aves em todo o Estado.

Fonte – BVMI – Leandro Munhoz – Valor

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@LicioMelo

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