Embrapii e Usiminas investirão R$ 2 milhões em sistema de inspeção

Projeto visa prevenir falhas na fabricação das lâminas

A Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – em parceria com a Soluções Usiminas investirão o total de R$ 2 milhões para a criação de um sistema de inspeção inteligente para monitorar a fabricação de chapas de aço utilizadas para a produção de peças automotivas.

O sistema será capaz de prevenir quaisquer tipos de falha a fim de garantir que a chapa seja isenta de defeitos, que nem sempre são facilmente identificadas a olho nu, como micro furos, gramaturas inadequadas e deformações geométricas, que que podem inviabilizar a utilização na indústria automotiva.

A assinatura do acordo foi feita em São Leopoldo (RS), no último dia 1º. O projeto será desenvolvido em conjunto pela Soluções Usiminas e pela Unidade Embrapii ISI Sensoriamento, do Rio Grande do Sul Um terço do valor anunciado será financiado pela Embrapii.

“O Brasil tem pesquisadores extremamente capacitados. A Embrapii atua para unir a indústria a centros de pesquisas. Assim podemos ampliar a capacidade de produção e também a competitividade das empresas brasileiras”, destaca o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

O sistema será inserido no fim do processo de fabricação, no qual a chapa será inspecionada, o que permitirá entregar um produto com mais qualidade e confiabilidade.

Além disso, ao encontrar um erro, o sistema também garante a rastreabilidade das falhas em toda a logística da cadeia, desde a laminação do aço até o momento de entrega do produto final, identificando se a falha é humana, de transporte ou de processo.

“A coleta de informações permitirá utilizar técnicas de ciência de dados, como Analytics, Big Data e etc. para aprimorar todo o processo de fabricação das chapas, possibilitando aumento da competitividade, redução de custos operacionais, integração de sistemas, maior inteligência nos processos e até mesmo melhorar as relações com clientes e fornecedores. Tudo isso está diretamente ligado ao conceito da manufatura avançada da Indústria 4.0”, destaca o gerente de operações do ISI Sensoriamento, Victor Gomes.

Fonte – BVMI – REDAÇÃO AB

Dica do BVMI – Trabalhe na Usiminas, acesse “Trabalhe Conosco”, envie seu CV, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!

Dica de negócios – Clientes CityCorp já acompanham esta pesquisa de investimento com antecedência e já estão se preparando para realizar excelentes negócios na cadeia de fornecedores que está sendo formada para atender as necessidades desta inovação industrial. Conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.

Dica de OURO – Aprenda a VENDER no mercado Industrial, leve para sua empresa no formato In Company o HPIS – HIGH PERFORMANCE INDUSTRIAL SALES e com uma metodologia exclusiva de vendas faça seu negócio faturar milhões.

#industrialsales
#vendasindustriais
@LicioMelo

Compartilhe essa notícia com seus contatos: