Hopeful e outros sócios planejam investir R$ 600 milhões em SC

Hopeful e outros sócios planejam investir R$ 600 milhões em SC
De acordo com a coluna de Estela Benetti Chineses buscam negócios em SC

Comitiva da província de Hebei, China, participou de reunião na Secretaria de Estado da Fazenda de SC. O objetivo foi estreitar relações comerciais com SC. Um dos investimentos previstos em função dessa aproximação é o TGSC, Terminal de Granéis de Santa Catarina, em São Francisco do Sul.

O projeto, que tem entre os sócios o grupo chinês Hopeful, terá investimento de R$ 600 milhões na etapa inicial. A unidade poderá capacidade de movimentar 8 milhões de toneladas de grãos ao ano. Segundo o vice-governador da província chinesa, Shen Xiaoping, o projeto traz benefícios mútuos para a China e para o Brasil. É é preciso, agora, acelerar o andamento do investimento, disse ele.

Quem acompanha o BVMI já sabia desde 2014 que a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República havia liberado em Brasília, a construção pela iniciativa privada do novo terminal de granéis ao lado do porto público de São Francisco do Sul.

Estrutura poderá armazenar até 275 mil toneladas de grãos.
Estrutura poderá armazenar até 275 mil toneladas de grãos.

Ao todo, serão R$ 600 milhões em investimentos na estrutura, que terá capacidade de movimentar anualmente 10,5 milhões de toneladas e armazenar até 275 mil toneladas de grãos (milho e soja) para a exportação. “A solução para o desenvolvimento do país está nesta fórmula: Estados e Governo Federal trabalhando em conjunto com a iniciativa privada. Este é um momento importantíssimo para a economia catarinense”, salientou o governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, presente no ato.

O projeto do terminal é um investimento da LogZ, Litoral Agência Marítima e do grupo chinês Hopeful. Visa a construção de dois berços, totalizando 453 metros de cais com calado natural de 14 metros. O berço externo contempla quatro torres fixas tipo Pescantes para a exportação, enquanto o berço interno poderá fazer tanto exportação quanto importação através de dois ship loader e um ship unloader. Além disso, o projeto contará com uma infraestrutura capaz de interligar o terminal com os armazéns vizinhos. Atualmente, o Porto de São Francisco do Sul responde por 11% das exportações nacionais de grãos, número que irá duplicar após o início da operação do novo terminal.

Fonte – BVMI – Licio Melo – Coluna Estela Benetti