MAN abre 300 vagas para fábrica de caminhões em Resende

MAN abre 300 vagas para fábrica de caminhões em Resende
Empresa vai produzir nova linha de caminhões com parte do plano de investimento de R$ 1 bilhão

A fabricante de caminhões e ônibus MAN Latin America, que produz modelos da Volkswagen em Resende (RJ), confirmou ontem, a contratação de 300 funcionários para a produção de uma nova linha de caminhões que chegará ao mercado no próximo mês.

Em agosto a montadora suspendeu o programa de redução de jornada e salários, após dois anos operando quatro dias por semana, e chamou de volta funcionários que estavam com contratos suspensos (lay-off).

Além disso, negociou com os funcionários trabalho extra em três sábados ao mês até o fim do ano para dar conta da demanda interna e das exportações.

“Agora abrimos 300 vagas, das quais metade devem ser preenchidas até o fim do mês”, diz o presidente da MAN, Roberto Cortes.

O complexo de Resende, que funciona com fabricantes de autopeças ao lado da fábrica, emprega atualmente 3,2 mil funcionários e opera em um turno de trabalho. Antes da crise econômica, quando atuava em três turnos, eram 5,5 mil trabalhadores, segundo Cortes.

Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

A nova linha é composta de seis caminhões, com capacidade de carga que variam de 3,5 toneladas a 13 toneladas, segmentos em que a marca ainda não atuava.

“Foram cinco anos de desenvolvimento conjunto entre engenheiros alemães e brasileiros”, afirma Cortes.

Segundo ele, 50 engenheiros do Brasil passaram 1,5 ano na Alemanha e concluíram o projeto no País.

A nova linha será lançada oficialmente durante o Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que será realizado em São Paulo de 16 a 20 de outubro.

Cortes espera que entre 30% a 40% da produção dos novos caminhões sejam exportadas pra vários mercados não só da América do Sul, mas para outras regiões por se tratar de veículos globais, com alta tecnologia.

O desenvolvimento da nova linha consumiu boa parte do investimentos de R$ 1 bilhão que a montadora fez no Brasil nos últimos cinco anos. Um novo plano global, de R$ 1,5 bilhão, foi anunciado pelo grupo em dezembro para ser aplicado até 2021. “Mesmo com a crise, cumprimos o plano anterior e já temos um novo plano para os próximos anos”, diz o executivo.

Fonte – BVMI – Licio Melo – Cleide Silva/OESP

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