Mercosul vai gerar R$ 40 bilhões de demanda em 2018

Brasil volta com força ao bloco, de jan a nov de 2017, exportações cresceram 23,6%

Depois de cinco anos de redução ou de avanços modestos, o comércio com o Mercosul voltou a dar sinais de vitalidade. De janeiro a novembro deste ano, as exportações do Brasil para os países sócios cresceram 23,6%, uma taxa maior do que a do conjunto dos mercados: 18,2%.

“O comércio dentro do bloco foi reativado”, afirmou ao Estado o secretário de Comércio Exterior, Abrão Árabe Neto. “E é um comércio de pauta nobre, porque 89% das nossas exportações para o Mercosul são de manufaturados.” As vendas de produtos industrializados para Argentina, Paraguai e Uruguai avançaram 28,3%, quase o triplo dos 10,4% registrados no total do Brasil.

Por trás desse desempenho há dois fatores. O principal é que as economias dos países vizinhos estão crescendo. O outro, a volta da “pegada” econômica do Mercosul, depois de uma década e meia tratando basicamente de temas políticos.

No ano que se passou a Argentina deverá ter crescido 2,5%, Uruguai, 3,5% e Paraguai, 3,9%, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI). Com as economias mais fortes, eles aumentaram suas importações, principalmente do Brasil.

“A dinâmica do comércio responde ao ciclo econômico dos países”, comentou o gerente de Negociações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrizio Panzini. “Voltando o crescimento no Mercosul, a expectativa é que o comércio cresça, por ser uma região integrada.”

Com a Argentina, o Brasil acumulou um superávit recorde de US$ 7,4 bilhões este ano, basicamente com a venda de automóveis. “É muito”, disse o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro. “Proporcionalmente, é como se nós tivéssemos um déficit de US$ 30 bilhões.”

Para Abrão, o equilíbrio deve voltar em 2018. Com uma perspectiva de crescimento mais forte, o Brasil deve comprar mais dos países vizinhos.

É quase certo que as montadoras brasileiras aumentarão suas importações da Argentina, disse Castro. Pelo acordo automotivo vigente entre os dois países, elas precisarão fazer isso para não ter de pagar impostos sobre os carros que exportaram para lá neste ano.

O crescimento na venda de manufaturados é um ponto positivo, mas o presidente da AEB alertou que os produtos brasileiros só têm fôlego para serem vendidos na região. “Nós não temos preço para vender para os grandes mercados”, afirmou. “Daí a importância de fazermos nossas reformas estruturais.”

A retomada da agenda econômica do bloco também teve seu papel no crescimento do comércio. No início do ano, foram identificadas 78 barreiras ao comércio dentro do bloco. Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, informou que 86% delas já haviam sido removidas.

“Estamos vendo uma recuperação”, disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale.

“Vamos terminar o ano com um crescimento em torno de 9,5%, o que é um pouco acima de nossas previsões, e as exportações serão recorde.”

Licio Melo que é especialista em vendas industriais e coordena um projeto denominado PBA (PARAGUAI Business Action®) e desde 2008 já instalou dezenas de empresas brasileiras em solo paraguaio, informa que a partir de 2018 as oportunidades estão se ampliando cada vez mais. De acordo com o especialista o governo brasileiro assinou acordo de compras públicas entre os países do bloco.

Licio Melo na base de negócios da CityCorp em Ciudad del Este no Paraguai. Ele confirma que utilizar o País como alternativa industrial em 2018 será ainda mais vantajoso para o industrial brasileiro.

Licio Melo na base de negócios da CityCorp em Ciudad del Este no Paraguai. Ele confirma que utilizar o País como alternativa industrial em 2018 será ainda mais vantajoso para o empresário brasileiro.

Através deste entendimento os países do bloco poderão concorrer em licitações públicas de órgãos federais em condições iguais. Licio confirma que o Paraguai, que resistia ao acordo, concordou mas terá um prazo de carência para aderir definitivamente.

O especialista informa que o acordo vale para compras acima de R$ 500 mil e investimentos acima de R$ 20 milhões o que abre um mercado de R$ 15 bilhões por ano para empresas brasileiras e de R$ 40 bilhões para os demais países.

Licio participou de uma reunião bilateral paralela à Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Buenos Aires no mês passado, onde a cúpula do Mercosul confirmou também a abertura das negociações comerciais com a Coreia do Sul.

Segundo o especialista a Coreia do Sul é um mercado estratégico para o agronegócio brasileiro. O país é o 9º maior importador mundial de alimentos, comprando US$ 26,9 bilhões do mundo para garantir a oferta de alimentos para seus 50,6 milhões de habitantes.

Do total das importações agropecuárias da Coreia do Sul apenas 5% tem como origem o Brasil. Em 2016, as exportações brasileiras para o país asiático representaram U$$ 2 bilhões de dólares com potencial para que seja alcançado até U$$ 12,5 bilhões em vendas externas após a concretização do Acordo.

Licio finaliza confirmando que o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) já aprovou a abertura do mandato das negociações entre o Brasil e a Coreia do Sul. A expectativa é que Mercosul e Coreia do Sul anunciem o calendário de negociações ainda no primeiro semestre de 2018.

No Mercosul a melhora é notada também no setor de calçados, que em 2016 ainda amargava dificuldades para internar seus produtos na Argentina. “Não houve obstáculo maior para a entrada de nossos produtos”, informou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein.

A Argentina foi um dos poucos mercados onde houve aumento das vendas do setor. A participação do produto brasileiro naquele mercado passou de 29% para 34%, enquanto o produto chinês recuou de 23% para 20%.

“O Mercosul estava travado como acordo e como funcionalidade”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel. Com o alinhamento dos países em busca de mais comércio, o bloco ganhou uma agenda mais efetiva. “É uma velocidade que não se via há tempos”, afirmou. “Agora o Mercosul está com uma pegada mais adequada.”

Fonte – BVMI – Lu Aiko Otta/OESP – Comex do Brasil – Foto: Beto Barata/PR

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Leia matéria publicada na Folha de São Paulo – Brasileiros abrem 7 de cada 10 indústrias do Paraguai.

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