MS terá uma nova montadora de carros elétricos

MS terá uma nova montadora de carros elétricos
Investimento para produção de baterias poderá ser aberta na fronteira com o Paraguai

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se, na semana passada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande-MS, com os empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos para tratar sobre a instalação da empresa na Capital.

“Os empresários da Brave-Brasil procuraram Mato Grosso do Sul na busca por informações de um local que dê competitividade para os seus produtos. Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias para os veículos elétricos, beneficiando-se do Programa Fomentar Fronteiras oferecido pelo Governo do Estado”, detalhou.

Empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos foram recebidos pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e autoridades locais.
Empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos foram recebidos pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e autoridades locais.

Sérgio Longen explica que os empresários entendem que Mato Grosso do Sul oferece totais condições para abrigar o empreendimento, pois tem a segurança jurídica necessária para que a Brave-Brasil possa produzir sem problemas. “Trata-se de uma montadora de veículos elétricos que também procura avançar em outros projetos que vão ser desenvolvidos em parceria com o Senai na área de pesquisa e inovação.

Eles querem trabalhar com fontes de energia alternativas para veículos e nós poderemos auxiliá-los por meio do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), que será inaugurado no mês de outubro em Três lagoas”, detalhou.

Vendas Industriais e o Mercado de Carros Elétricos

Licio Melo que é especialista em Vendas Industriais e CCO da CityCorp, afirma que o mercado de veículos elétricos é cada vez maior em todo o mundo e que um relatório da consultoria financeira Morgan Stanley divulgado em 2016 indica que em 2025 carros elétricos já representem 15% do mercado mundial, isto é três vezes mais do que previsões de crescimento anteriores, atualmente eles são apenas 0,86%.

Licio Melo especialista em Vendas Industriais afirma que somente a Daimler vai investir 10 bilhões de euros neste mercado.
Licio Melo especialista em Vendas Industriais afirma que somente a Daimler vai investir 10 bilhões de euros neste mercado.

Segundo Licio Melo mudanças bruscas neste mercado só podem acontecer quando os governos oferecem a retaguarda necessária para novos investimentos, isto é, primeiro o governo acena e depois o mercado faz sua parte. Ele dá como exemplo a Noruega, lá segundo o consultor, em janeiro de 2017, 37% dos novos veículos em circulação na Noruega eram movidos a eletricidade.

A frota de carros elétricos, que não emitem gases tóxicos totaliza mais de 100 mil unidades e esperamos que em 2020, eles já sejam 400 mil. Hoje, com uma população de apenas 5 milhões de pessoas, o País é visualizado como um micromercado estilo balão de ensaio do que poderá ocorrer no resto do mundo, visto que em 2012, os veículos elétricos representavam apenas 1% da frota do país e atualmente, apenas cinco anos depois, já são mais de 5%.

Ainda de acordo com o especialista, se olharmos o mercado chinês a partir do prisma do número de vendas, fica claro também o aumento da produção de veículos elétricos. Relativamente o mercado lá ainda é muito pequeno, porém se olharmos em termos absolutos, atualmente é o maior do mundo, um total de 351 mil carros movidos a energia elétrica foram vendidos na China em 2016.

Neste mercado Licio diz que só se fala na cifra de bilhões, ele confirma que somente a Daimler vai investir 10 bilhões de euros em carros elétricos neste ano, o Grupo que controla as marcas Mercedes e Smart estima que, em 2025, 25% das vendas totais serão representadas por veículos movidos a eletricidade, é um movimento sem volta.

O especialista finaliza dizendo que trata-se de um mercado disruptivo e que precisa da atenção das indústrias que desejam explorar as oportunidades oferecidas na formação de novas cadeias de fornecimento e informa ainda que os clientes industriais CityCorp já vem se preparando para este tipo de venda industrial desde 2015.

Nova montadora de veículos elétricos em MS

Em Campo Grande, Paulo Corrêa reforça que a Fiems assumiu o compromisso de ajudar o empreendimento da nova fábrica, inclusive com o Senai, enquanto a Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa vai colaborar para facilitar o acesso da Brave-Brasil às ferramentas necessárias, como, por exemplo, o financiamento via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que tem uma linha de crédito específico para novas tecnologias.

“Temos também o apoio do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que tem o interesse em atrair novos empreendimentos para a cidade, então, estamos vivendo um momento em que Mato Grosso do Sul pode dar um salto de qualidade nos produtos feitos aqui”, analisou.

Um dos empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos, Humberto Silva, explica que a intenção da empresa é trazer para Mato Grosso do Sul uma alternativa em soluções inovadoras e tecnológicas na área de mobilidade elétrica e energias renováveis. “O formato seria trazer o aporte tecnológico e darmos todo o apoio para instalação dessa base industrial, que movimentaria toda a cadeia produtiva do Estado em uma parceria com a Fiems, Governo do Estado e prefeituras para se criar veículos elétricos que atenderiam a iniciativa pública e privada”.

“A Brave produz esses veículos com tecnologia nacional, toda a parte de peças automotivas do mercado nacional, assim como a gestão de cargas das baterias, motores e tudo isso coordenado por esse grupo de inovação, que estudou o mercado para chegar a um conjunto de soluções. Inclusive com garagens fotovoltaicas para carregar esses veículos elétricos, o que deixa o gasto com combustível até 8 vezes mais barato se comparado com o gasto com gasolina”, explicou.

O empresário Neriberto Pamplona, também da Brave-Brasil, acrescenta que, com o empenho do deputado Paulo Corrêa e do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a montadora poderia se instalar até o fim do ano em Campo Grande, iniciando a produção. “Os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo são o principal atrativo e, graças a isso, Mato Grosso do Sul pode se tornar um fornecedor de veículos elétricos para todo o Brasil todo.

A nossa produção média será de 100 a 200 veículos por mês, entre micro-ônibus voltados para o turismo, para mobilidade em locais como resorts, parques, aeroportos e condomínios de alto padrão, city tours, que na Europa já é muito utilizado.

Temos também um caminhão um pouco maior que uma Saveiro, para capacidade de 700 quilos, para entregas, e um BR Cross, para quatro pessoas usarem em circuitos urbanos, e outro para duas pessoas que pode ser usado para entregas”, informou.

Fonte – BVMI – FIEMS

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@LicioMelo