Toyota investe R$ 46 milhões em São Bernardo

Toyota investe R$ 46 milhões em São Bernardo
Com um novo centro de pesquisa vai desenvolver produtos e fornecedores locais

Após investimento de R$ 46 milhões, a Toyota inaugurou esta semana, seu primeiro centro de pesquisa aplicada no Brasil e na América Latina. O novo prédio fica dentro das instalações em São Bernardo do Campo (SP), onde a montadora construiu sua primeira fábrica fora do Japão, em 1962, e cumpre a segunda fase do projeto “São Bernardo Reborn” que reúne iniciativas para revitalizar a velha planta no ABC Paulista.

Segundo a Toyota, a nova área reúne os departamentos de engenharia, compras, regulamentação veicular, qualidade assegurada e design de produto da marca, respondendo assim a determinações do programa Inovar-Auto, que exige investimentos em pesquisa e desenvolvimento pelos fabricantes de veículos em troca de incentivos fiscais.

“O novo centro terá testes de emissões, avaliação de novos materiais e da capacidade técnica de fornecedores. Fará também pequenos desenvolvimentos de design, como o do Etios Platinum (leia aqui) e de edições especiais”, afirma o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve St. Angelo.

A área poderá ajudar no aumento da nacionalização de componentes para os veículos da marca no País, que atualmente usam 70% de peças nacionais, em média. Vai suprir demandas específicas do Brasil, mas poderá atender países vizinhos como a Argentina: “Existe essa possibilidade, até porque ampliamos nossas exportações”, afirma o vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, Miguel Fonseca, referindo-se ao Etios, que é montado em Sorocaba (SP) e enviado, além da Argentina, ao Paraguai, Uruguai e Peru.

A primeira etapa do projeto São Bernardo Reborn ocorreu em março de 2015 com investimento de R$ 19 milhões para a transferência da sede administrativa e comercial de São Paulo para o ABC e a abertura do terceiro turno do setor de forjaria da unidade, que hoje fornece peças para fábricasda Toyota no Brasil e Estados Unidos. Também foi introduzido um programa de sustentabilidade ambiental na planta, com instalação de sistemas de captação e reúso de água da chuva e de painéis solares.

A Toyota emprega no Brasil 6 mil trabalhadores, dos quais 1,4 mil estão em São Bernardo do Campo. A unidade produziu de 1962 até 2001 a linha Bandeirante. Hoje fabrica só componentes. Há dois anos cogitava-se a nacionalização ali do híbrido Prius, que não vingou.

O projeto de fazer parte da linha Corolla em Sorocaba (SP) também foi engavetado, à espera da retomada do mercado. Mas vale dizer que a montadora vem ganhando participação na América Latina e Caribe desde criação de uma divisão para a região e a nomeação de Steve St. Angelo como seu CEO. Nestes três anos o market share da Toyota na região passou de 5,3% para aproximadamente 10%.

No Brasil a montadora registra queda inferior a 1% nas vendas acumuladas até julho ante o mesmo período do ano passado, enquanto o mercado nacional recuou quase 25%. E a empresa acredita que até o fim de 2016 terá vendido 180 mil unidades, revertendo a queda para discreta alta de 2%. As perspectivas também são favoráveis para a Toyota argentina, com 80 mil unidades e pequeno crescimento (1%) de market share.

“5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation
“5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation

20 MIL KM PELA AMÉRICA LATINA

No dia da inauguração do centro de pesquisa aplicada também ocorreu a largada da etapa latino-americana do projeto global “5 Continents Drive”, promovido pela Toyota Motor Corporation.

O projeto já passou por Austrália e América do Norte em 2014 e 2015, respectivamente. Na América Latina ele partiu da primeira fábrica da Toyota fora do Japão, inaugurada em 1962. Seguirá até o Centro-Oeste e Nordeste em avaliação nos grandes centros urbanos, em lugares altos e em áreas onde a tração 4×4 é essencial. A etapa brasileira terá cerca de 5 mil quilômetros.

“O projeto permitirá conhecer as verdadeiras condições na região”, afirma o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo
“O projeto permitirá conhecer as verdadeiras condições na região”, afirma o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo

Além do Brasil, a caravana irá viajar pela Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. Todos os Toyota fabricados no continente (Corolla, Etios, Hilux e SW4), além de importados como o híbrido Prius, serão submetidos aos testes de durabilidade e confiabilidade até o fim do ano.

“O projeto permitirá conhecer as verdadeiras condições na região”, afirma o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo. De acordo com o executivo, o novo centro de pesquisa aplicada dará agilidade à montadora para fazer mudanças nos produtos a partir de informações obtidas pelo “5 Continents Drive”. Mais de 30 engenheiros e técnicos da marca do Brasil integram o projeto.

Fonte – Licio Melo – Mário Curcio/Ab – Toyota

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