Axxo fecha contrato de R$ 150 milhões da Santos Brasil

Axxo fecha contrato de R$ 150 milhões da Santos Brasil

Projeto faz parte do plano de expansão de R$ 1,3 bilhão no porto santista com 600 vagas diretas

No vácuo surgido com a Operação Lava-Jato, que atingiu as grandes empreiteiras de obras de infraestrutura do país, a construtora baiana Axxo, de tamanho pequeno para médio, aproveitou para entrar em um segmento, o de projetos marítimos, que era dominado pelas grandes.

A empresa venceu recentemente uma concorrência com tradicionais players desse setor, nacionais e estrangeiros, para fazer a expansão do terminal de contêineres Tecon Santos, da Santos Brasil, uma das maiores operadoras de logística da América Latina.

“Foram dez meses de estudos e planejamento e de avaliação do projeto da Santos Brasil para encontrar a melhor solução de engenharia”, diz Arnaldo Gusmão, sócio-diretor da Axxo. Com André Sampaio, também engenheiro civil, o empresário é controlador, meio a meio, da construtora fundada em Salvador em 1996.

Segundo o empresário, a empresa já tocou projetos para a Vale e outras empresas importantes do país, em diferentes obras, mas esta é a primeira na área portuária, com execução em mar, que é altamente especializada.

Conforme Gusmão, a Axxo aproveitou-se da oferta de mão de obra qualificada que foi dispensada pelas grandes empreiteiras afetadas na Lava-Jato – Odebrecht, Camargo Corrêa, OAS, Queiróz Galvão, Andrade Gutierrez, entre outras.

O presidente da Santos Brasil, Antônio Duarte Sepúlveda, informou que o processo de contratação para o projeto do Tecon Santos começou com cerca de 20 empresas participantes.

Nas etapas de seleção foram ficando para trás ícones nacionais do setor e estrangeiras como Acciona (espanhola) e Piacentini (italiana).

Dentre as três finalistas, a Axxo teve a melhor proposta técnica e econômica. Segundo Gusmão, para vencer a concorrência da Santos Brasil foi fundamental montar uma equipe técnica especializada em obras marítimas, com experiência em projetos no país e no exterior.

Gusmão diz que pesou também na escolha da sua empresa o fato de ela estar capitalizada financeiramente. “Não temos dívidas“, garante ele.

Para ele, com a escolha da Axxo ficou demonstrado que há no mercado da construção pesada e especializada do país espaço para empresas com porte similiar ao da sua que se estruturaram e se qualificaram.

Diz que sua construtora está preparada para demandas importantes de infraestrutura em obras que vão de portos, rodovias, aeroportos, ferrovia a saneamento básico. Com contrato da Santos Brasil, empresa passa a ter 60% da carteira de encomendas em obras do setor privado.

A construtora tem uma carteira de clientes nos setores público e privado, com atuação em vários segmentos. Executa obras desde edificações, industriais, hospitalares até obras de infraestrutura diversas, como rodovias, saneamento básico e urbanização.

O contrato da Santos Brasil, de R$ 150 milhões, é considerado importante para a empresa. Tanto pela entrada em um segmento de maior exigência de competência técnica quanto pelo valor da obra.

Nos últimos cinco anos, a empresa registrou, na média, faturamento nesse patamar. A Axxo tem 550 funcionários diretos.

Atualmente, as principais obras em andamento são a construção de um shopping no terminal urbano da Lapa em Salvador, um dos maiores do país – 509 mil passageiros ao dia – e a construção de um centro de convenções na capital baiana, ambas para a prefeitura.

Além disso, está fazendo a reforma e adequação de prédios na Universidade Federal de Sergipe e obras rodoviária, hospitalar e industrial para Vale, também no estado.

Com o contrato da Santos Brasil, a empresa passa a ter 60% da carteira em obras do setor privado, informou Gusmão.

“Muito desse crescimento virá pela iniciativa privada, por meio de concessões, pois o Estado está cada vez mais sem condições financeiras de fazer investimentos”, afirma. O foco, de agora em diante, é voltado para obras privadas e de infraestrutura.

Ele diz que a empresa avalia participar, com parceiros, em futuras processos de concessão de ativos na área de infraestrutura. Na mira estão energia, aeroportos, portos, rodovias e saneamento básico. Hoje, já tem uma experiência: é sócia da Socican na operação do terminal urbano de Salvador. No local, tem projeto para erguer um shopping center.

A obra do Tecon Santos faz parte do plano de expansão de R$ 1,3 bilhão da Santos Brasil no porto santista. Tem prazo de execução de 19 meses e a previsão é gerar mais de 600 empregos diretos e cerca de 850 indiretos na Baixada Santista.

O projeto vai elevar a eficiência operacional e amplia em pelo menos 20% a capacidade de movimentação de contêineres do terminal, para 2,4 milhões de TEUs.

FonteBVMI – Ivo Ribeiro

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