BNDES libera R$ 488,5 milhões para projetos ferroviários

Empresas que utilizarão os recursos estão definidas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou ao BVMI a aprovação de 488,5 milhões de reais em crédito para quatro empresas do setor ferroviário.

Ao BVMI, fontes do banco de fomento confirmaram que os recursos vão viabilizar a compra de 26 novas locomotivas a reformas de outras 50 e a compra de 995 novos vagões, além de investimentos na recuperação de vias e em outros equipamentos pelas empresas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), as 26 novas locomotivas correspondem a cerca de 25 por cento da produção média anual dessas máquinas no país nos últimos cinco anos.

Uma das operações, de 252,4 milhões de reais, vai para a MRS Logística, para compra de 15 locomotivas e reforma de outras 50, além da aquisição de 577 vagões para transporte de produtos agrícolas, siderúrgicos e contêineres.

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro.

Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Outros dois financiamentos, no valor conjunto de 124,6 milhões, vão para a VLI Multimodal, para aumentar a capacidade de cargas das ferrovias Centro Atlântica e Norte Sul, incluindo a compra de até 418 vagões.

Hoje a VLI está organizada em forma de holding, com sua composição acionária as seguintes empresas: Vale, Mitsui, FI-FGTS, e Brookfield.

Por último, a MRC vai receber empréstimo de 111,5 milhões de reais para comprar 11 locomotivas, que também serão usadas na Ferrovia Centro Atlântica. A MRC é parte do grupo Mitsui.

FonteBVMI – Aluísio Alves/Reuters

Dica do BVMI – Trabalhe na MRS Logística S.A., acesse “Trabalhe conosco”, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!

Dica de negócios – Clientes CityCorp já sabiam deste investimento com antecedência e já estão realizando excelentes negócios na cadeia de fornecedores que está sendo formada para atender as necessidades deste novo investimento do setor ferroviário. Conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.

Dica de OURO – Aprenda a VENDER no mercado Industrial, leve para sua empresa no formato In Company o HPIS – HIGH PERFORMANCE INDUSTRIAL SALES e com uma metodologia exclusiva de vendas faça seu negócio faturar milhões.

#industrialsales
#vendasindustriais
@LicioMelo

Compartilhe essa notícia com seus contatos: