Com investimento de US$ 50 milhões Jeep montará veículos militares

Projeto prevê montagem de 60 veículos por mês com geração de 50 empregos diretos e 200 indiretos

Atraída pelo potencial de encomendas das Forças Armadas e das polícias estaduais e federal, a divisão de veículos militares da americana Jeep prepara a instalação de uma linha de montagem na Bahia para atender a este nicho de mercado.

O investimento, da ordem de US$ 50 milhões, depende apenas da escolha da área onde funcionará a unidade industrial.

Além de dois terrenos disponíveis no Polo Industrial de Camaçari, existe a opção de fabricar o modelo Jeep J8 – montado sobre a plataforma do utilitário Renegade – em instalações na cidade de Feira de Santana. A meta é iniciar a produção num prazo de seis a dez meses.

A operação de montagem, a partir de módulos importados, nada tem a ver com a da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), conglomerado automotivo que desde 2015 fabrica veículos de passeio em Goiana, município da zona da mata pernambucana. A divisão de veículos militares da Jeep faz parte de um núcleo que pertence ao Departamento de Estado americano.

À frente do projeto na Bahia está o braço brasileiro da VSK Tactical. A empresa americana fornece equipamentos, armas, munições e treinamento na área de segurança.

“A margem aumenta significativamente com a produção no Brasil”, afirma o advogado Marcellus Ferreira Pinto, presidente executivo da VSK Tactical no Brasil. “A intenção é atender aos poucos a demanda contida.”

O planejamento prevê a montagem de 60 veículos por mês, todos do modelo J8, em seis configurações distintas.

O executivo conta que estão em negociação acordos para renovação da frota policial em dois Estados brasileiros, mas prefere não revelá-los porque os contratos ainda não foram assinados.

Numa primeira fase, o planejamento prevê a montagem de 60 veículos por mês, todos do modelo J8, em seis configurações diferentes, de acordo com a escolha do comprador.

“Esse era um nicho de mercado atendido apenas com importações”, lembra Ferreira Pinto, que anuncia hoje, na feira internacional de defesa e segurança LAAD, no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro, a construção da unidade industrial no Brasil.

A decisão de montar o J8 no Brasil também está ligada à exigência crescente nos editais públicos de que as fábricas que fornecem o chamado “material de emprego militar” (MEM) estejam instaladas no país.

Como se trata apenas de uma linha de montagem, a previsão é de que sejam gerados apenas 50 empregos diretos e 200 indiretos na unidade a ser instalada na Bahia.

Os planos da VSK incluem ainda a formação de um polo técnico-militar, com a adesão de outras empresas que deverão se instalar na vizinhança da nova fábrica de veículos militares.

Ferreira Pinto informa que pelo menos três já têm contratos assinados: uma fabricante de armas de fogo, uma empresa de nanotecnologia de uso militar e uma montadora de veículos militares blindados pesados.

Outras duas empresas – uma de munições e outra de armas de fogo – também já manifestaram interesse em se integrar ao polo, acrescenta o executivo. A expectativa é de que o complexo se desenvolva no curto ou no médio prazo.

O J8 não estará disponível para venda a pessoas físicas. Embora utilize a plataforma do Jeep Renegade, o modelo militar foi projetado a partir de parâmetros estabelecidos pelo Exército brasileiro.

“Criamos um veículo do zero adaptado para rodar na Amazônia”, explica o principal executivo da VSK Tactical no Brasil.

A injeção dos US$ 50 milhões necessários à montagem da fábrica fica a cargo de um investidor estrangeiro não revelado por Ferreira Pinto.

Cabe à VSK Tactical cuidar de todas as fases da instalação da unidade industrial, inclusive as conversações com os governos estaduais. E, também, negociar a venda dos veículos com possíveis clientes institucionais.

Entre os potenciais compradores estão, além das polícias civis e militares estaduais, as guardas municipais e até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

FonteBVMI – Rodrigo Carro

Dica do BVMI – Trabalhe no Polo Automotivo Jeep®, acesse “TRABALHE CONOSCO”, desejamos a todos boa sorte nos negócios e em seu processo de recolocação!

Dica de negócios – Clientes CityCorp já faturaram no primeiro trimestre de 2019 mais de US$ 292 milhões. Isto porque já sabiam deste e dezenas de outros investimentos com antecedência e estão realizando excelentes negócios na nova cadeia de fornecedores formada para atender as necessidades desta nova planta fabril. Este e mais de 18 mil investimentos industriais estão à disposição de nossos clientes ativos, conheça o Projeto OObi e venda com relacionamento, inteligência e rentabilidade no mercado industrial.

Dica de OURO – Aprenda a VENDER no mercado Industrial, inscreva-se e leve toda sua equipe para o único Treinamento OPEN de 2019 o Quick Trainning VENDA INDUSTRIAL 4.0 + Inteligência Preditiva Industrial e faça seu negócio faturar milhões.

#industrialsales
#vendasindustriais
@LicioMelo

Compartilhe essa notícia com seus contatos: