FCA finaliza investimento de R$ 11,4 milhões em novo centro de design

Nova sede passa a integrar os projetos de três marcas da FCA: Fiat, Jeep e RAM

O Grupo FCA inaugurou esta semana seu novo centro de design que amplia sua atuação na América Latina. A nova estrutura está localizada dentro do complexo industrial de Betim (MG), onde foram investidos R$ 11,4 milhões, que já nasce com a ambição de ampliação e já prevê novos investimentos.

Além disso, pela primeira vez desde que iniciou suas atividades por aqui, em 2002, o atual Design Center Latam (ex-Centro de Estilo Fiat do Brasil), que antes trabalhava exclusivamente em produtos Fiat, agora passa a integrar os projetos de três marcas da FCA: Fiat, Jeep e RAM, sendo responsável por elas na região e elevando seu papel na colaboração global com os demais centros de design da companhia no mundo.

Em um espaço de 2,7 mil metros quadrados de área útil, dividido em dois pavimentos – une as equipes responsáveis por diversas etapas do processo de criação e design dos veículos, que antes trabalhavam em escritórios separados dentro do complexo.

No novo centro foram abrigados 150 profissionais que apoiam o desenvolvimento das áreas de interiores, exteriores, materiais, cores e design gráfico, entre outras, reduzindo o tempo de desenvolvimento e facilitando a logística de acesso entre elas.

“O Design Center Latam continua focado no desenvolvimento de produtos para o mercado local, muito mais integrado e agora também como um centro multimarcas”, celebra o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender.

“O novo centro é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história: nascemos como unidade de estilo Fiat do Brasil, em 2002: são 17 anos de uma área que agora encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, completa.

A nova sede já nasce com uma promessa de ampliação. Segundo Fassbender, um novo investimento está previsto para os próximos anos para a construção de um segundo prédio ao lado do atual, a fim de abrigar novas tecnologias que auxiliam no processo de desenvolvimento dos designers, como equipamentos de usinagem e impressora 3D, entre outros espaços.

Segundo Daniel Gerzson, líder de design exterior, o centro sempre possuiu área de criação, mas seu refinamento adquirido ao longo dos anos fez com que herdasse algumas tarefas antes feitas fora do País, como o desenvolvimento da interfaces de sistemas de infoentretenimento, por exemplo.

“Sempre houve integração e supervisão da Itália, mas as coisas foram se descolando de acordo com as necessidades e características locais”, explica.

Os 150 profissionais abrigados hoje no centro de design brasileiro da FCA são de diferentes especialidades, entre designers, engenheiros, psicólogos e até sociólogos, que juntos contribuem com as várias etapas do processo de criação.

Em seu novo local de trabalho, eles contam com espaços integrados para colaboração, além de duas novidades: o primeiro é o laboratório User Experience (UX) equipado com um simulador exclusivo desenvolvido pela FCA em parceria com a Venturus, empresa do Polo de Tecnológico de Campinas (SP).

O equipamento é capaz de criar diferentes condições de direção em ambiente 3D para testar o olhar e a percepção dos usuários a partir do funcionamento de sistemas multimídia e painel de instrumentos, por exemplo, avaliando sua usabilidade e a experiência ao longo do percurso.

O local também conta com uma nova sala virtual, que sozinha recebeu investimento de R$ 1 milhão: seu equipamento de projeção a laser permite visualizar os projetos em alta resolução e tamanho real, contribuindo para a verificação de detalhes, como texturas de superfícies.

Além disso, foi montado um showroom para apresentação de protótipos e outra sala com mais de 600 metros quadrados para a construção e validação de modelos e peças, que podem ser feitas de argila, resina e madeira.

FonteBVMI – Sueli Reis/AB

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@LicioMelo

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