Furukawa vai investir R$ 43 milhões este ano em todas as unidades da América do Sul

Furukawa vai investir R$ 43 milhões este ano em todas as unidades da América do Sul
Companhia cresceu 16% em relação ao exercício anterior e 4% acima do projetado

A Furukawa Electric LatAm fechou o ano fiscal de 2017 (encerrado em março) com um crescimento de 16% em relação ao exercício anterior e 4% acima do projetado.

Dos R$ 901 milhões da receita líquida, as operadoras e provedores respondem por 45%. O segmento de empresas ficou com 30% e as exportações com os 25% restantes.

A surpresa ficou por conta do volume de vendas aos provedores que ultrapassou o das operadoras, o que a fabricante espera que seja revertido este ano com a expansão da oferta de fibra até a residência (FTTH, na sigla em inglês) já anunciada pelas grandes operadoras.

A empresa registrou um lucro consolidado na América Latina de R$ 31 milhões e espera manter o desempenho em 2018, com crescimento de 17%.

Segundo o presidente da Furukawa Electric LatAm e vice-presidente corporativo sênior do grupo Furukawa Electric, Foad Shaikhzadeh, após alguns anos de crise econômica nos países da América Latina, motivadas em parte pela dependência das commodities como base da sua exportação, a demanda reprimida de redes de fibra óptica começa a dar sinais de melhora.

Furukawa vai investir R$ 43 milhões este ano em todas as unidades da América do Sul
Foad Shaikhzadeh é o presidente da Furukawa Electric LatAm.

“Há uma demanda aquecida no mercado mundial, mas na América Latina ainda não vimos o boom, não temos como vislumbrar no horizonte aonde podemos chegar”, afirmou o executivo.

Os resultados motivaram a subsidiária da fabricante japonesa a investir R$ 5 milhões em uma nova fábrica de conectividade e um Centro de Distribuição, na Cidade Industrial de Curitiba, ao lado da sede da empresa.

A Furukawa planeja investir R$ 43 milhões este ano em todas as unidades da América do Sul (70% no Brasil, 20% na Argentina e 10% na Colômbia). Em dezembro, foi inaugurada uma fábrica no México.

A expectativa do executivo é ampliar a participação de mercado de 6% para 15%, no curto prazo, com a continuidade do aquecimento da demanda por fibra.

A nova unidade da Furukawa Industrial Optoeletrônica aumentou a produção em 40% nos segmentos de centro de dados e de provedores de internet.

Embora tenha começado a operar em janeiro, já está trabalhando com 110% de sua capacidade produtiva, operando em três turnos, segundo Shaikhzadeh. Ele disse que a empresa está estudando a nova legislação trabalhista para poder operar 24 horas, com quatros turnos.

A nova unidade fabril produz em torno de 400 mil terminações ópticas, com plano de aumentar a produção em 20% ainda este ano.

São 300 colaboradores, ainda em fase de contratação. “Temos margem para melhorar os processos”, disse Leonardo Silverio, gerente-geral de operações de soluções e sistemas. Segundo ele, o objetivo é fabricar produtos com maior valor agregado.

O centro de distribuição responde por 40% do faturamento mensal de R$ 80 milhões. O objetivo da nova área é dar maior agilidade às entregas, atendendo ao crescimento do comércio eletrônico da empresa. Entre insumos e produtos finalizados circulam em torno de 24 milhões de componentes por mês no local.

Dos produtos da unidade de Curitiba, em torno de 80% são para atender o mercado interno, mas a empresa também quer ampliar sua participação nas vendas externas, que deverão responder por 40% da receita nos próximos três anos.

Em 2017, a Furukawa voltou-se mais para o atendimento ao crescimento do mercado interno, enquanto as exportações cresceram 3%, principalmente em novos mercados, como Sudeste Asiático e Norte da África.

“Essa expansão motivou a ampliação da nossa linha de produtos, por meio de parcerias estratégicas, como a firmada no início deste ano com a Intracom Telecom “, finaliza Shaikhzadeh.

Fonte – BVMI – Cynthia Calderon/Valor

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