Hiperpan investe R$ 30 milhões em nova fábrica

Hiperpan investe R$ 30 milhões em nova fábrica

A marca Vital também investe R$ 40 milhões em nova planta gerando 500 empregos diretos

O BVMI confirmou que a Hiperpan, indústria especializada na produção de pães congelados, está concluindo sua nova sede no distrito industrial em Gravataí.

A Hiperpan passará de uma capacidade de 650 toneladas de processamento por mês – sendo que os pães representam 80% do volume -, para 3,5 mil toneladas por mês.

O investimento de R$ 30 milhões na nova planta industrial permitirá que a indústria eleve em 600% a capacidade de produção, informa a sócia e diretora administrativa, Elisângela Vargas Cardoso.

Com a nova estrutura, a diretora destaca que a intenção é diversificar a produção, com novas linhas de produtos. Há planos de abrir mercado fora do Estado. Hoje a empresa atende 80% do território gaúcho.

A obra começou a ser feita há quatro anos e teve atraso devido a complicações com construtoras, explicou a diretora. A previsão é de transferir aos poucos os setores que hoje estão na unidade antiga para a nova, após a metade do ano.

A produção será a primeira a mudar. Até o fim de 2019, a atividade deverá estar complemente instalada na fábrica no distrito industrial. A área construída soma 7,5 mil metros quadrados, com 1,5 mil metros quadrados de câmaras frias para manter estoque a 28 graus centígrados negativos. Elisângela explica que o quadro de pessoal deve aumentar.

Hoje são 140 funcionários e há estudos para criar novos turnos de trabalho para dar conta da nova capacidade de produção.

A empresa tem uma carteira de 900 clientes ativos, desde mercadinhos de bairro, grandes redes de supermercado a hotéis. A Hiperpan cresceu na carona da mudança no modelo de operação das padarias dos estabelecimentos, que terceirizam cada vez mais o fornecimento.

“Poucas padarias ainda produzem pão, muito porque conseguir padeiro é cada vez mais difícil, o que aumenta o custo para ter o profissional. Além disso, a produção em linha industrial garante a padronização e a qualidade do produto”, completa Elisângela.

O carro-chefe da Hiperpan é o pão francês, que é assado no ponto de venda. A vantagem de fazer o pão congelado, segundo a diretora administrativa, é o processo mais simplificado de produção e o baixo custo.

Depois vêm as linhas de salgados, que o consumidor encontra nos balcões das padarias. Opções congeladas dos salgados também deverão também ser comercializadas em freezers dos mercados para que o consumidor possa finalizar a preparação em casa, adianta Elisângela.

O arquiteto Flávio Pardini, da Pardini Arquitetura e Engenharia, que gerencia a obra, diz que a construção foi pensada de forma sustentável, buscando redução da geração de resíduos, reaproveitamento de água e economia de recursos naturais, como utilização de lâmpadas de LEDs e compressores ecológicos.

Segundo Pardini, a concepção é tendência em projetos corporativos industriais, como em plantas de alimentos. Outros dois empreendimentos reforçam a expansão do segmento na RMPA.

A marca de pães Vital vai montar uma fábrica em Cachoeirinha, saindo da Capital, com abertura de 500 empregos diretos entre a unidade e lojas próprias, com investimento de R$ 40 milhões e quadruplicando a produção de pães embalados.

A operação começa em 2020. Em 2016, a Panfácil, do Grupo Estrela, com sede em Canoas e com moinhos de farinha, inaugurou uma nova planta de panificados congelados, com injeção de R$ 45 milhões, e capacidade de processamento de 3,6 mil toneladas por mês.

FonteBVMI – Lívia Rossa

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