Hyundai irá produzir novo modelo

Montadora confirmou hoje a fabricação do utilitário esportivo Creta em Piracicaba-SP, segmento é o único com crescimento nas vendas em 2016

O único segmento da indústria automobilística que está vendendo mais do que no ano passado, o de utilitários-esportivos (SUVs), ganha novo concorrente nacional. A Hyundai confirmou que vai produzir o Creta em Piracicaba-SP, na mesma linha da família HB20.

O novo SUV de pequeno porte vai disputar mercado com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport e Nissan Kicks. Juntos, esses veículos respondem por metade das vendas de utilitários no País, que até agosto somam 195,7 mil unidades, quase 3% acima dos volumes de 2015.

  • Sinais opostos:
    3% foi a alta nas vendas de utilitários no País até agosto
    33% foi a queda na venda dos populares

Os dois segmentos que dominam o mercado nacional, o de hatch pequenos, com 282,9 mil unidades neste ano, e de entrada (antes chamados de populares), com 234,3 mil unidades registram quedas respectivas até agosto de 14% e de 33% em relação ao ano passado.

O mercado total de automóveis e comerciais leves registra recuo de 22,8% no período, com 1,305 milhão de unidades.

“O mercado de SUVs é promissor e está em expansão”, justifica o gerente de relações públicas da Hyundai, Maurício Jordão. Ele não revela, ainda, o investimento no projeto e diz que, por enquanto, não há previsões de ampliação do número de funcionários. Hoje, o grupo emprega 2,7 mil funcionários.

SUV compacto Hyundai Creta será lançado no Brasil em 2017, modelo chamado de ix25 em outros mercados ganhará 'desenho' exclusivo.

SUV compacto Hyundai Creta será lançado no Brasil em 2017, modelo chamado de ix25 em outros mercados ganhará ‘desenho’ exclusivo.

O Creta começará a ser vendido em 2017, mas será exposto ao público em novembro, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O modelo já é produzido na China (onde é chamado de ix25), na Índia e na Rússia. A versão brasileira, segundo a empresa, terá visual e equipamentos exclusivos.

Três turnos

A fábrica da coreana Hyundai em São Paulo foi inaugurada em 2012, com investimentos de US$ 700 milhões e produz a família HB20 em quatro versões. É a única montadora no País que opera em três turnos de trabalho.

Com capacidade anual para 180 mil veículos, a Hyundai deve produzir este ano 165 mil unidades, mesmo volume do ano passado. De janeiro a agosto a marca vendeu 106,5 mil unidades do HB20, volume igual ao do mesmo período de 2015. A versão hatch está em segundo lugar entre os automóveis mais vendidos no País (75,8 mil unidades no ano), atrás do Chevrolet Onix (92,5 mil).

A Hyundai confirmou que vai produzir o Creta em Piracicaba-SP, na mesma linha da família HB20.

A Hyundai confirmou que vai produzir o Creta em Piracicaba-SP, na mesma linha da família HB20.

Somando veículos importados, a Hyundai é a quarta maior montadora do País, com 129 mil unidades vendidas, volume 5% inferior ao de igual intervalo do ano passado. Estão à frente a General Motors, com 217,8 mil veículos (redução de 16,8% em relação a 2015), Fiat, com 202 mil unidades, e Volkswagen, com 166,9 mil – ambas com queda de 35% se comparado aos números de janeiro a agosto de 2015.

A Hyundai é uma subsidiária do grupo coreano Hyundai Motors. Já a Hyundai-Caoa pertence ao empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade e produz em Anápolis (GO) caminhões e os utilitários Tucson e ix35 sob licença da marca com sede na Coreia do Sul.

O grupo brasileiro também é importador exclusivo de veículos da Hyundai e detém o maior número de concessionárias da marca.

Fonte – BVMI – Licio Melo – Cleide Silva – Eduardo Laguna/Oesp

Compartilhe essa notícia com seus contatos: