Industrial, nada de perder o ponto de retomada.
Números indicam que este é o momento de surfar em um novo ciclo de reação em diversos setores industriais.
Existe um ditado popular simples que resume bem o atual momento de nossa indústria, “Camarão que dorme a onda leva“. Quem dormir agora será levado por um tsunami de mudanças claras que já estão acontecendo e estão fazendo toda a diferença em seus resultados futuros no mercado industrial.
Estamos iniciando um novo ciclo industrial a partir deste mês, os sinais de recuperação são nítidos. O volume produzido foi 1,4% maior que o de um ano antes. Foi o primeiro dado positivo, nesse tipo de confronto, após 34 meses consecutivos de resultados negativos.
O resultado final de 2016 foi uma queda de 6,6%. Essa perda selou um triênio que foi uma tragédia para todo o setor. A produção da indústria já havia caído 3% em 2014 e 8,3% em 2015. A produção da indústria ainda caiu 7,9% nos 12 meses completados em janeiro. A queda geral de 0,1% em relação a dezembro refletiu a baixa de 4,1% na fabricação de bens de capital – máquinas e equipamentos – e de 7,3% na produção de bens duráveis de consumo, como automóveis e eletroeletrônicos.
Este cenário muda completamente quando os números são comparados com os de janeiro de 2016. A variação é positiva para todas as grandes categorias, com aumentos de 3,3% para bens de capital, 0,8% para intermediários e 2,3% para bens de consumo (3,2% para duráveis e 2,1% para os semiduráveis e não duráveis). No total, a diferença é de 1,4%. O que isso indica? Que a retomada está no momento inicial, e isto força o gestor industrial a se movimentar de forma rápida.
Mas Licio, o que é mais importante para que minha indústria consiga surfar nesse momento favorável de retomada? Esta é a pergunta de um bilhão de dólares! O mais importante não é ter capacidade produtiva, qualidade, preços competitivos, isso é mandatório para qualquer indústria em qualquer setor. O que você precisa é ter uma equipe comercial, marketing e inteligência de mercado afinada, preparada e pró-ativa para aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo diariamente em todos os cantos do País.

Estamos iniciando um novo ciclo industrial a partir deste mês, os sinais de recuperação são nítidos.
Todos os projetos com investidores industriais que temos em andamento aqui na empresa estão começando a sair da fase de stand-by, o horizonte está se abrindo e as reações de mercado indicam que teremos muito dinheiro estrangeiro a circular em novos investimentos industriais. As publicações em nosso Blog não me deixam mentir, temos bilhões em investimentos de diversos setores prontos para se materializar a partir deste mês de março.
Hoje dei uma entrevista para uma revista especializada do mercado industrial e um dos pontos mais destacados nas perguntas era: Como formar e motivar uma equipe de vendas industriais?
A resposta é a mesma que repito há décadas, não se motiva vendedores industriais, você FORMA vendedores industriais. Este é um profissional totalmente diferenciado, que está inserido em um ambiente de negócios totalmente diferenciado e assim sendo deve ter uma formação diferenciada. Outra questão corriqueira é: Como as indústrias que são clientes da CityCorp conseguiram resultados de crescimento, algumas acima de 15% em meio a brutal crise ocorrida nos últimos 3 anos?
Simples, nossos clientes formam equipes comerciais baseadas em fundamentos que aprimoramos diariamente e entre alguns deles estão a fundamentação técnica, perfil agressivo e pró-ativo, o vendedor industrial deve estar a par de todos os movimentos do mercado industrial e saber onde está o dinheiro na indústria, aplicando técnicas para extrair os melhores resultados, atingindo suas metas e levando sua marca industrial a um novo patamar de share.
Minha sugestão? Aplique hoje o cronograma de High Performance em Vendas Industriais em sua empresa, não deixe sua indústria ser levada pela onda, surfe nela, não fazemos apenas a capacitação técnica em vendas industriais. Hoje aplicamos um Padrão de Vendas Industriais (PVI) que se integra a sua estratégia comercial, acompanhando mês a mês os resultados na busca do aumento real e gradual de vendas expandindo de forma concreta sua participação de mercado.
Nossos clientes não vendem produtos industriais, eles aprenderam conosco que suas equipes devem vender projetos com alta escalabilidade e rentabilidade criando um ambiente de crescimento sustentável para seu negócio. Entre em contato com minha equipe, agende comigo uma reunião, venha surfar nessa nova onda de crescimento industrial e vamos ganhar dinheiro juntos neste novo ciclo.
Desejo a todos excelentes Vendas Industriais e até o próximo artigo.