Mercado Livre inaugura sede de R$ 105 milhões no Brasil

Mercado Livre inaugura sede de R$ 105 milhões no Brasil
Helisson Lemos, Presidente do Mercado Livre no Brasil
Encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover sustentabilidade são os principais objetivos da mudança

O Mercado Livre, maior empresa de tecnologia para e-commerce da América Latina, abre as portas da sua nova sede no Brasil. Com projeto inspirado nos campi do Vale do Silício, Califórnia (EUA), o complexo, com capacidade para até dois mil colaboradores, recebeu um investimento de R$ 105 milhões. Batizada de Melicidade, a sede fica na divisa das cidades de São Paulo e Osasco, estado de São Paulo.

O complexo, com capacidade para até dois mil colaboradores.
O complexo, com capacidade para até dois mil colaboradores.

Antes localizada em Alphaville, Santana de Parnaíba, a empresa precisava ampliar seu espaço para receber o crescente número de colaboradores — que, de agosto de 2015 pra cá, cresceu 38%. O projeto é de autoria do escritório Athié Wohnrath, que revitalizou um terreno de 33.000 m2 com instalações que somam 17.000 m2 de área construída. Com áreas de trabalho compartilhadas e que privilegiam o contato direto entre todos os colaboradores, o espaço conta com cafeteria em seu boulevard, 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com 200 lugares, uma arquibancada para eventos internos, biblioteca e espaços de descanso.

Além disso, a empresa montou um restaurante, com capacidade para 450 pessoas, e uma área de esporte e lazer, chamada de Meli Mall, onde há academia, salão de jogos, salão de beleza, atendimento nutricional e massagem. Na área externa, que conta com 22.000 m2, há um jardim com redes e uma quadra poliesportiva. A obra da nova sede durou 12 meses e envolveu cerca de 1500 profissionais. “A Melicidade foi projetada com base em três objetivos: encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover sustentabilidade”, destaca Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre no Brasil.

A empresa montou um restaurante, com capacidade para 450 pessoas.
A empresa montou um restaurante, com capacidade para 450 pessoas.

A inauguração acontece no mesmo mês do aniversário de 17 anos da companhia, que acaba de divulgar os resultados de seu melhor trimestre financeiro. No Brasil, a companhia cresceu 61% em receita líquida no período em moeda local. Estratégia Sustentável — A nova sede incorpora diversas soluções que otimizam a utilização de recursos naturais.

A obra conta com 2.000 painéis fotovoltaicos no telhado, que geram a metade da energia distribuída no complexo. Além disso, a iluminação 100% automatizada – foram instaladas 2.800 lâmpadas LED – reduz em até 75% o consumo de energia. Grandes aberturas e janelas privilegiam a entrada de luz natural no ambiente do escritório. Há 4 tanques de água de reuso para reaproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias.

A reciclagem também está em todas as partes da Melicidade. O carpete colocado nos postos de trabalho foi feito a partir de produtos reciclados, e o descarte de resíduos (papel, metal, plástico, pilha e óleo) é estimulado entre os colaboradores. Há também uma composteira para a transformação das sobras de alimentos em adubo orgânico, que é doado ao projeto social Hortas de Osasco.

A preocupação com a sustentabilidade também passa por ações como o incentivo à carona e a implantação de um rodízio de carros — que estabelece um dia na semana para que o colaborador deixe seu carro em casa. Arte — Dezenas de intervenções artísticas nas áreas internas e externas do complexo trazem cor e leveza aos ambientes. As obras são dos artistas Timoteo Lacroze, Rimón Guimarães, Mart Aire e João Lelo. Crescimento constante — O Mercado Livre tem conquistado resultados expressivos no Brasil.

A inauguração acontece no mesmo mês do aniversário de 17 anos da companhia.
A inauguração acontece no mesmo mês do aniversário de 17 anos da companhia.

A companhia fechou o segundo trimestre deste ano com 61% de crescimento da receita líquida no país, frente ao mesmo período do ano passado. Na América Latina, a receita líquida total foi de US$ 199,6 milhões, um crescimento de 29,4% em dólares e 73% em moeda constante. Nesses três meses, 43,7 milhões de itens foram vendidos no Marketplace do Mercado Livre: 45% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Foi o melhor trimestre da história da empresa – tanto no Brasil quanto na região, onde a companhia está presente em 19 países.

Melicidade:

Foram 12 meses de obra, envolvendo 1500 profissionais. Terreno de 33.000 m2, com 17.000 m2 de área construída. Áreas abertas totalizam 22.000 m2. Mezanino com 4.500 m2 de área de trabalho compartilhada. Estacionamento com 400 vagas. Capacidade para dois mil colaboradores.Duas mil placas solares, que geram a metade da energia distribuída no complexo.2.800 lâmpadas LED. Restaurante com capacidade para servir 450 pessoas ao mesmo tempo. Auditório com capacidade para 200 pessoas.11 salas de treinamento, com capacidade para mais de 200 pessoas. Entre elas 4 salas de idiomas e 140 salas de reunião.

O Mercado Livre:

Helisson Lemos, Presidente do Mercado Livre no Brasil
Helisson Lemos, Presidente do Mercado Livre no Brasil

Fundado em 1999, o Mercado Livre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina e, listada na Nasdaq (MELI) e presente em 19 países. Por meio de suas áreas de negócios MercadoLivre.com, Mercado Pago, Mercado Livre Classificados, Mercado Livre Publicidade, Mercado Shops, Mercado Envios e KPL, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 158 milhões de usuários registrados e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. O site Mercadolivre.com é um dos 50 sites com mais page views do mundo e o 5º site mais acessado na Internet da América Latina, com 59 milhões de visitantes únicos na Região. No Brasil, é o 8º site mais acessado da Internet, com 42 milhões de visitantes únicos (fonte: comScore, junho/2016). O Mercado Livre está entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil no ranking organizado pela revista Você S.A desde 2013; e é a companhia eleita na categoria “Varejo” como a “Empresa Mais Amada pelos Colaboradores” no ranking Love Mondays 2016. Também figurou nos rankings Great Places to Work em 2009 e 2011.

Fonte – BVMI – Licio Melo