Mercedes confirma investimento de R$ 1,4 bilhão em planta de SBC

Foco é o desenvolvimento de nova linha de caminhões e empresa passou a operar em dois turnos na linha produção

O BVMI confirmou que a Mercedes-Benz do Brasil realizará um investimento direto de R$ 1,4 bilhão em sua planta industrial de de São Bernardo do Campo (SP), reafirmando o ciclo de investimentos programado para o período de 2018-2022, de R$ 2,4 bilhões.

A maior parcela dos recursos destina-se ao desenvolvimento de nova linha de caminhões – ainda em fase de segredo industrial – e que será apresentada na Fenatran – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, a ser realizada entre os próximos dias 14 e 18 de outubro, no espaço do São Paulo Expo.

A Mercedes apenas antecipa que os caminhões serão “os mais seguros e inteligentes do mercado”, e capazes de atender as demandas dos clientes pelos próximos dez anos.

“Com eles, vamos abrir uma nova década no país”, comentou o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer.

A nova linha será produzida na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), um indício forte de que a partir do ano que vem a Mercedes tenderá a concentrar a sua produção de caminhões no ABC paulista, mantendo em Juiz de Fora (MG) apenas a linha de cabines – atualmente, ainda são fabricados lá os modelos Actros.

O lançamento da nova linha está em linha com a avaliação da montadora de que o mercado de caminhões está em ascensão no Brasil, apesar da prolongada crise econômica.

Schiemer disse acreditar que as vendas globais de caminhões no país devam superar as 90 mil unidades este ano, chegando a 92 mil ou 93 mil unidades, compensando uma possível nova queda das exportações para a Argentina, que mostrou sinais de recuperação nos últimos dois meses.

A marca comercializou 16,8 mil caminhões até junho, aumentando a sua participação no mercado doméstico de 27,8% no ano passado para 30% este ano.

Os caminhões extrapesados continuam puxando o mercado, principalmente em função do agronegócio, mas os segmentos ligados a líquidos vêm melhorando aos poucos. “Porém, os setores de construção e logística continuam sem reação”, disse o executivo.

Além da nova linha de caminhões, o ciclo de investimento de R$ 2,4 bilhões no período 2018-2022 está envolvendo também o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços de conectividade, além da modernização das fábricas rumo à Indústria 4.0.

A Mercedes-Benz confirmou também que passou a operar em dois turnos na linha produção de chassis de ônibus na fábrica do ABC, o que não ocorria desde 2016. A ampliação atenderá em parte a recente venda de 1.600 ônibus urbanos para a cidade de São Paulo.

Trata-se da maior venda da marca para as operadoras da capital, de acordo com Schiemer. Estes 1.600 ônibus fazem parte do programa de renovação de frota capital paulista e começam a ser entregues ainda este ano.

Com a reativação do segundo turno na linha de chassis de ônibus, a montadora espera produzir 18 mil unidades até o final de 2019, cerca de 4 mil acima do produzido no ano passado.

Atualmente, a fábrica de São Bernardo está operando em dois turnos na produção de ônibus e caminhões (desde janeiro) e em três turnos na linha de fabricação de peças agregadas.

Segundo a montadora, desde o ano passado, foram contratados 1,1 mil funcionários para trabalhar na unidade do ABC paulista.

“O mercado ainda está mostrando uma recuperação, mas gostaríamos que caminhasse com mais velocidade. Os avanços são lentos para a economia real”, finalizou Schiemer.

FonteBVMI – Licio Melo

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